7.7.06

Ateliê Cinema Júnior

Imagem:
#
#
# #
#
6-10 anos
3 a 5 , 10 a 12 Jul: 9h-13h
#
Como se faz um filme, do guião à gravação.
#
#
Informações Úteis: Marcação previa.
 
Espaço Azul
Endereço: Rua Duques de Bragança, 6 A Lisboa
E-Mail:
azul.azul@sapo.pt

Os Defensores da Natureza

Imagem:
#
#
# #
#
2, 9, 16, 23, 30 Jul: 16h
#
Esta peça permite que a plateia se envolva com os Defensores da Natureza e torça por eles contra os planos do Dr. Ganância, um cientista louco e malvado, que só pensa em dominar o mundo, sacrificando para isso a Natureza na Terra.
#
#
Informações Úteis: Marcações: 933 339 930
Parque Florestal do Monsanto
Endereço: Mata de Monsanto - Serra de Monsanto
Internet:
www.cm-lisboa.pt
Acessos: Autocarro: 11, 23, 24, 29, 70 | Metro: Sete Rios

Férias com a Ciência

Imagem:
#
#
# #
#
6-12 anos
de 2006/07/03 até 2006/09/15
9h-18h
#
Até 15 de Setembro, as crianças entre os 6 e os 12 anos vão ter oportunidade de dedicar alguns dias das suas férias à ciência, com muitas actividades orientadas principalmente para a experimentação.
#
#
Informações Úteis: Inscrições abertas
Preço:
Semana: 160,00 ? (normal) e 140,00 ? (sócios)
Dia: 40,00 ? (normal) e 35,00 ? (sócios)

Pavilhão do Conhecimento - Centro de Ciência Viva
Endereço: Parque das Nações
Alameda dos Oceanos, lote 2.10.01

Telefone: 218 917 100/112
E-Mail:
info@pavconhecimento.pt

Actividades ocupam férias de crianças e jovens na região Centro

No período de férias lectivas, concretamente nos meses de Verão, muitas crianças e jovens ocupam os seus tempos livres com um conjunto de actividades disponibilizadas por diversos organismos e entidades. O JN foi conhecer quais os programas desenvolvidos por diversas instituições da região, com destaque para duas existentes em Coimbra o Trampolim e a Associação Cristã da Mocidade.

Os programas de ocupação de tempos livres surgem, muitas vezes, como uma "tábua de salvação" para os casais com filhos em idade escolar. Isto porque uma grande parte dos pais, que ainda têm de trabalhar, deparam-se com o problema de saberem e escolherem onde podem deixar os seus filhos durante os dias de férias lectivas.

É nesse sentido que aparecem as mais variadas ofertas, desde campos de férias e actividades lúdico-pedagógicas, passando por viagens à praia e à serra, diversos desportos e jogos, além de cursos e oficinas em áreas como expressão plástica, escrita e leitura, música, teatro, dança e novas tecnologias.

Alternativas

Uma das alternativas passa pelo Instituto Português da Juventude (IPJ) que organiza campos de férias nos meses de Julho e Agosto. Estes campos podem ser residenciais (com alojamento, de seis a 14 noites, para jovens com idades entre os 15 e 18 anos), e não residenciais (de cinco a 15 dias, para crianças dos oito aos 14 anos).

Outras alternativas são os programas das câmara municipais e juntas de freguesia que, durante os meses de Julho, Agosto e Setembro, levam a cabo diversas actividades, proporcionando às crianças uns dias de férias divertidos e agradáveis.

Existem ainda instituições privadas, associações de solidariedade social e mesmo grupos desportivos e recreativos que desenvolvem, nesta época, programas de ocupação de tempos livres. É o caso do Grupo de Instrução e Sport (GIS), sediado em Buarcos, na Figueira da Foz, que já está a promover, desde o início deste mês e até 1 de Setembro, um campo de férias denominado "GIS Aventura".

Trata-se de uma iniciativa que se destina a crianças dos cinco aos 14 anos, tendo como finalidade proporcionar actividades ocupacionais nas férias, prioritariamente às crianças da freguesia de Buarcos, provindas de contextos sociais desfavorecidos.

"É um programa de carácter educativo, desportivo, cultural ou meramente recreativo, além de permitir às famílias conciliar a vida profissional e familiar e favorecer a inserção profissional dos membros activos da família", explicou, ao JN, Rosa Baptista, presidente do GIS.

Este campo de férias, gratuito e com capacidade para 55 crianças, devidamente acompanhadas por um grupo de monitores e técnicos superiores, organiza diversas actividades desportivas, lúdico-pedagógicas e educativas. Entretanto, já iniciaram actividades os centros desportivos municipais de Desportos de Aventura, Vela e Natação, destinados a crianças e jovens dos ensinos Básico e Secundário.

Projecto para crianças de bairros municipais

Campos de férias em Foz de Arouce (Lousã)

O Trampolim é um projecto de ocupação de tempos livres para crianças e jovens, dos 11 aos 18 anos, dos bairros municipais da Rosa e Ingote, em Coimbra, onde as inscrições são gratuitas. Durante as férias lectivas pretende-se "intensificar as actividades de tempos livres. Haverá mais actividades lúdicas ao ar livre, mas sempre com carácter pedagógico", disse, ao JN, Maria João Figueiredo, coordenadora do projecto.

Por isso, durante as férias, além das actividades normais, serão efectuadas viagens à praia, passeios e visitas. "Para além das actividades lúdicas, tentamos também que os jovens entrem em contacto com outros jovens e integrá-los em actividades promovidas por outros organismos", adiantou Maria João Figueiredo.

As actividades das férias iniciaram-se no final de Junho e prolongam-se durante os meses de Julho, Agosto e Setembro. Segundo a responsável, deverão participar mais de uma centena de jovens. Contudo, ainda estão abertas as inscrições, sendo que todas as actividades para os jovens são gratuitas.

O projecto Trampolim dispõe de uma assistente social, uma monitora, uma psicóloga e uma animadora e resulta da iniciativa de várias organizações reunidas em consórcio, nomeadamente a Câmara Municipal, a Cáritas Diocesana de Coimbra, o Cearte, a Inovinter e o Agrupamento de Escolas da Pedrulha.

Das várias actividades previstas para este Verão, destaca-se um Intercâmbio Luso-Húngaro, a decorrer entre 9 e 16 de Julho. Pela primeira vez, uma dezena de jovens do Trampolim vão à Hungria, para um intercâmbio cultural, com participação num festival internacional de vários géneros, desde dança, música, canções e jogos. Ainda em Julho, de 26 a 28, haverá a iniciativa "Vê se te orientas!", que consiste em percursos de orientação, no Jardim da Sereia, em Coimbra.

Posteriormente, um campo de férias será realizado em Agosto, de 7 a 11, na Figueira da Foz, em instalações do Exército, enquanto em Setembro vai ser promovido o 1º Encontro de Grupos de Dança de Jovens Amadores, nos dias 16 e 17, no Parque Verde do Mondego.

A par destas iniciativas, haverá sempre outras actividades, como é o caso da oficina de Teatro, com o apoio e a colaboração do Grupo de Teatro do Oprimido de Coimbra. Haverá também oficinas de Artes (Cerâmica e Têxteis), de Música e de Tecnologias de Informação/ Comunicação. Quanto ao desporto, são praticadas modalidades como judo, ginástica, basquetebol, slide, rappel, escalada, aikido e capoeira, entre outras. JA

A Associação Cristã da Mocidade (ACM) de Coimbra organiza campos de férias, em Foz de Arouce, concelho da Lousã, com a duração de uma semana ou 15 dias, destinados a crianças e jovens com idades compreendidas entre os seis e os 18 anos. Estes campos de férias tiveram início no dia de 1 de Julho e decorrem até dia 9 de Setembro.

Em declarações ao JN, José Reis, coordenador do Campo de Férias da ACM, explicou que se trata de um conjunto de actividades "vocacionadas para os nossos associados e para o público, designadamente entidades com quem temos protocolos de acordo".

Os preços por cada turno de 15 dias variam entre os 430 euros para o público e os 405 euros para os associados. Por seu lado, os turnos de sete dias têm um preço de 225 euros.

"Temos uma afluência de cerca de uma centena de jovens por cada turno de 15 dias", adiantou o coordenador José Reis.

De acordo com o mesmo responsável, durante cada turno são levadas a cabo diversas actividades, tais como rappel, escalada, slide, BTT, tiro com arco, orientação e canoagem, além de actividades de polidesportivo, como ginástica, futebol, voleibol, basquetebol e ténis, entre outras.

Depois há ainda diversos ateliês , designadamente de pintura, vídeo, rádio, teatro e jogos tradicionais. A par destas actividades, há também um acampamento, de um ou dois dias, para jovens dos 13 aos 18 anos, no Parque de Campismo de Serpins.

Aos participantes de cada turno são disponibilizados o alojamento, cinco refeições diárias, apoio médico e medicamentoso de urgência e seguros obrigatórios por lei.

As inscrições estão abertas até oito dias antes de cada turno. No entanto, de acordo com José Reis, "os 3º e 4º turnos (em Agosto) estão praticamente esgotados".

Refira-se que estes campos de férias são residenciais em Foz de Arouce, onde a ACM dispõe de uma área de cerca de 70 mil metros quadrados, e instalações constituídas por 28 apartamentos, cada um com capacidade para oito pessoas.

Já há mais de três décadas que se desenvolvem, no Centro de Férias da ACM, programas e actividades que "têm proporcionado, anualmente, prazer e alegria a milhares de crianças e jovens de todo o país", salientam os responsáveis da instituição, considerando que, "através desses programas, com a colaboração de instituições, pais e professores, temos contribuído para a formação integral e desenvolvimento pessoal de cada uma das crianças e jovens que neles têm participado".

4.7.06

“COM VELHARIAS O QUE É QUE FARIAS?”

Oficinas Verão 2006: Oficina de “restauro” de objectos.

Que objectos? A proposta é trazer de casa aqueles que por lá “andam perdidos” e outros que por cá já muito trabalharam.
A ideia parte da mais recente exposição permanente do MTC: Museu das Alfândegas - Metamorfose de um Lugar, que apresenta a história da actividade das Alfândegas em Portugal, revelando uma série de instrumentos de trabalho como carimbos, lanternas, relógios, cofres, balanças, máquinas de escrever, etc…
Velhos? Sem utilidade? É o que veremos no final desta oficina.

Datas:
4, 5, 6 e 7 de Julho / 11, 12, 13 e 14 de Junho

Horário: Destinatários:
9h30 – 17h30 6 aos 12 anos

Inscrição:
65, 00 euros
(inclui almoços, lanches e seguro)

Organização/ Local
Museu dos Transportes e Comunicações
Edifício da Alfândega

Contactos para inscrições:
Museu dos Transportes e Comunicações
Rua Nova da Alfândega – Edifício da Alfândega
4050 – 430 Porto
Tel: 223403000 / Fax: 223403098
www.amtc.pt
museu@amtc.pt
s.educativo2@amtc.pt

3.7.06

Casa da Brincad’eira

Ludoteca da Quinta de Bonjóia
Quinta de Bonjóia

DESDE 01.07 ATÉ 30.09 ÀS Sáb, Dom Fins-de-semana 14:30 - 18:00
DOS 3 AOS 12 ANOS
Organização Fundação para o Desenvolvimento Social do Porto
Informações Tel. 225 899 260

Na Ludoteca da Casa da Brincad’eira, “joga-se, brinca-se, vem-se sozinho ou acompanhado… aprende-se experimentando, conhecem-se “coisas” novas…”. Podes ficar enquanto os teus pais tratam das suas coisas, ou se preferires, eles também podem ficar a brincar. Estão pessoas que tomam conta de ti e te ajudam a divertir! Pode ser o tempo todo ou só um bocadinho.

Arqueologia e os Romanos

Imagem:
#
#
# #
#
11 a 14 Jul: 10h, 14h
#
Oficina de arqueologia.
#
#
Informações Úteis: Marcação prévia
Museu do Teatro Romano
Endereço: Pátio do Aljube, 5 (junto à Rua Augusto Rosa)
1100-059 Lisboa

Horários: Ter a Dom: 10h-13h/14h-18h | Encerra aos feriados
Telefone: 217 513 200 (Divisão de Museus e Palácios - Museu da Cidade)
Fax: 217 571 858
Acessos: Autocarro: 37 | Eléctrico: 28

Imaginando - Programa de Ocupação de Tempos Livres

Imagem:
#
#
# #
#
6-12 anos
1 a 28 Jul
#
Este programa é composto por diversas actividades lúdicas que visam explorar e estimular as capacidades criativas das crianças ao mesmo tempo que promovem a imaginação e o prazer de aprender.
#
#
Informações Úteis: Marcação prévia
Videoteca Municipal de Lisboa
Endereço: Largo do Calvário, 2
Horários: Seg a Sex: 10h-18h; Sáb: 14h-19h
Telefone: 213 610 220
Fax: 213 610 222
Internet:
www.videotecalisboa.org
E-Mail: geral@videotecalisboa.org

A Princesa do Douro

Museu do Papel Moeda da Fundação Dr. António Cupertino de Miranda

DESDE 04.01 ATÉ 30.09 ÀS 4ª, 5ª, 6ª 10:00, 11:00, 15:00, 16:00
Organização Serviço de Educação Museu do Papel Moeda
Marcação Prévia tel. 22 610 11 89

Conto encenado com animação teatral sobre uma princesa misteriosa que vivia na região do Douro. Seguem-se actividades de extensão. Programa destinado a Jardins de Infância, Ensino Básico do 1.º Ciclo (1.º ao 4.º Ano), ATL´S (5-11 anos).

COMPONDO SINFONIAS COM HYPERSCORE

Casa da Música
DESDE 01.10 ATÉ 31.07 HORÁRIOS A COMBINAR MARCAÇÃO PRÉVIA ENTRADA 2.0 €. DESTINATÁRIOS: ALUNOS DO ENSINO BÁSICO VOCACIONAL E PROFISSIONAL DE MÚSICA E DOS 2º E 3º CICLOS DO ENSINO GENÉRICO 10 sessões de 1h cada

Iniciado no passado ano lectivo, o projecto de exploração do software Hyperscore teve como principal objectivo a sensibilização para as possibilidades oferecidas pelas novas tecnologias no domínio da experimentação musical. Ao longo de dez sessões orientadas para proporcionar às crianças a aquisição de competências musicais básicas, dominar ferramentas de composição e compor uma peça musical, os participantes serão conduzidos a compor por intermédio da utilização do Hyperscore, sendo o resultado dos seus trabalhos “traduzido” para notação musical que posteriormente será interpretada pela ONP.

O Meu Pé de Laranja Lima

Imagem:
#
#
# #
#
Maiores de 12 anos
8 a 30 Jul; Sáb, Dom: 17
#
Esta peça de teatro conta-nos a história de Zezé, um menino de cinco anos, precoce e travesso, que sonha ser poeta. Zezé é sensível e inteligente, e apesar de enfrentar uma situação financeira muito difícil ao lado da família, não deixa de sonhar. Inventa para si um mundo de fantasia em que o seu grande confidente é Minguinho, o seu pé de laranja lima.
#
#
Informações Úteis: Inf: 962 964 595 (Pequeno Palco de Lisboa)
 
Teatro da Trindade
Endereço: Rua Nova da Trindade, 9
1200-466 Lisboa

Telefone: 213 420 000
Fax: 213 225 739
Internet:
teatrotrindade.inatel.pt
E-Mail: teatro.trindade@inatel.pt