7.7.06

Actividades ocupam férias de crianças e jovens na região Centro

No período de férias lectivas, concretamente nos meses de Verão, muitas crianças e jovens ocupam os seus tempos livres com um conjunto de actividades disponibilizadas por diversos organismos e entidades. O JN foi conhecer quais os programas desenvolvidos por diversas instituições da região, com destaque para duas existentes em Coimbra o Trampolim e a Associação Cristã da Mocidade.

Os programas de ocupação de tempos livres surgem, muitas vezes, como uma "tábua de salvação" para os casais com filhos em idade escolar. Isto porque uma grande parte dos pais, que ainda têm de trabalhar, deparam-se com o problema de saberem e escolherem onde podem deixar os seus filhos durante os dias de férias lectivas.

É nesse sentido que aparecem as mais variadas ofertas, desde campos de férias e actividades lúdico-pedagógicas, passando por viagens à praia e à serra, diversos desportos e jogos, além de cursos e oficinas em áreas como expressão plástica, escrita e leitura, música, teatro, dança e novas tecnologias.

Alternativas

Uma das alternativas passa pelo Instituto Português da Juventude (IPJ) que organiza campos de férias nos meses de Julho e Agosto. Estes campos podem ser residenciais (com alojamento, de seis a 14 noites, para jovens com idades entre os 15 e 18 anos), e não residenciais (de cinco a 15 dias, para crianças dos oito aos 14 anos).

Outras alternativas são os programas das câmara municipais e juntas de freguesia que, durante os meses de Julho, Agosto e Setembro, levam a cabo diversas actividades, proporcionando às crianças uns dias de férias divertidos e agradáveis.

Existem ainda instituições privadas, associações de solidariedade social e mesmo grupos desportivos e recreativos que desenvolvem, nesta época, programas de ocupação de tempos livres. É o caso do Grupo de Instrução e Sport (GIS), sediado em Buarcos, na Figueira da Foz, que já está a promover, desde o início deste mês e até 1 de Setembro, um campo de férias denominado "GIS Aventura".

Trata-se de uma iniciativa que se destina a crianças dos cinco aos 14 anos, tendo como finalidade proporcionar actividades ocupacionais nas férias, prioritariamente às crianças da freguesia de Buarcos, provindas de contextos sociais desfavorecidos.

"É um programa de carácter educativo, desportivo, cultural ou meramente recreativo, além de permitir às famílias conciliar a vida profissional e familiar e favorecer a inserção profissional dos membros activos da família", explicou, ao JN, Rosa Baptista, presidente do GIS.

Este campo de férias, gratuito e com capacidade para 55 crianças, devidamente acompanhadas por um grupo de monitores e técnicos superiores, organiza diversas actividades desportivas, lúdico-pedagógicas e educativas. Entretanto, já iniciaram actividades os centros desportivos municipais de Desportos de Aventura, Vela e Natação, destinados a crianças e jovens dos ensinos Básico e Secundário.

Projecto para crianças de bairros municipais

Campos de férias em Foz de Arouce (Lousã)

O Trampolim é um projecto de ocupação de tempos livres para crianças e jovens, dos 11 aos 18 anos, dos bairros municipais da Rosa e Ingote, em Coimbra, onde as inscrições são gratuitas. Durante as férias lectivas pretende-se "intensificar as actividades de tempos livres. Haverá mais actividades lúdicas ao ar livre, mas sempre com carácter pedagógico", disse, ao JN, Maria João Figueiredo, coordenadora do projecto.

Por isso, durante as férias, além das actividades normais, serão efectuadas viagens à praia, passeios e visitas. "Para além das actividades lúdicas, tentamos também que os jovens entrem em contacto com outros jovens e integrá-los em actividades promovidas por outros organismos", adiantou Maria João Figueiredo.

As actividades das férias iniciaram-se no final de Junho e prolongam-se durante os meses de Julho, Agosto e Setembro. Segundo a responsável, deverão participar mais de uma centena de jovens. Contudo, ainda estão abertas as inscrições, sendo que todas as actividades para os jovens são gratuitas.

O projecto Trampolim dispõe de uma assistente social, uma monitora, uma psicóloga e uma animadora e resulta da iniciativa de várias organizações reunidas em consórcio, nomeadamente a Câmara Municipal, a Cáritas Diocesana de Coimbra, o Cearte, a Inovinter e o Agrupamento de Escolas da Pedrulha.

Das várias actividades previstas para este Verão, destaca-se um Intercâmbio Luso-Húngaro, a decorrer entre 9 e 16 de Julho. Pela primeira vez, uma dezena de jovens do Trampolim vão à Hungria, para um intercâmbio cultural, com participação num festival internacional de vários géneros, desde dança, música, canções e jogos. Ainda em Julho, de 26 a 28, haverá a iniciativa "Vê se te orientas!", que consiste em percursos de orientação, no Jardim da Sereia, em Coimbra.

Posteriormente, um campo de férias será realizado em Agosto, de 7 a 11, na Figueira da Foz, em instalações do Exército, enquanto em Setembro vai ser promovido o 1º Encontro de Grupos de Dança de Jovens Amadores, nos dias 16 e 17, no Parque Verde do Mondego.

A par destas iniciativas, haverá sempre outras actividades, como é o caso da oficina de Teatro, com o apoio e a colaboração do Grupo de Teatro do Oprimido de Coimbra. Haverá também oficinas de Artes (Cerâmica e Têxteis), de Música e de Tecnologias de Informação/ Comunicação. Quanto ao desporto, são praticadas modalidades como judo, ginástica, basquetebol, slide, rappel, escalada, aikido e capoeira, entre outras. JA

A Associação Cristã da Mocidade (ACM) de Coimbra organiza campos de férias, em Foz de Arouce, concelho da Lousã, com a duração de uma semana ou 15 dias, destinados a crianças e jovens com idades compreendidas entre os seis e os 18 anos. Estes campos de férias tiveram início no dia de 1 de Julho e decorrem até dia 9 de Setembro.

Em declarações ao JN, José Reis, coordenador do Campo de Férias da ACM, explicou que se trata de um conjunto de actividades "vocacionadas para os nossos associados e para o público, designadamente entidades com quem temos protocolos de acordo".

Os preços por cada turno de 15 dias variam entre os 430 euros para o público e os 405 euros para os associados. Por seu lado, os turnos de sete dias têm um preço de 225 euros.

"Temos uma afluência de cerca de uma centena de jovens por cada turno de 15 dias", adiantou o coordenador José Reis.

De acordo com o mesmo responsável, durante cada turno são levadas a cabo diversas actividades, tais como rappel, escalada, slide, BTT, tiro com arco, orientação e canoagem, além de actividades de polidesportivo, como ginástica, futebol, voleibol, basquetebol e ténis, entre outras.

Depois há ainda diversos ateliês , designadamente de pintura, vídeo, rádio, teatro e jogos tradicionais. A par destas actividades, há também um acampamento, de um ou dois dias, para jovens dos 13 aos 18 anos, no Parque de Campismo de Serpins.

Aos participantes de cada turno são disponibilizados o alojamento, cinco refeições diárias, apoio médico e medicamentoso de urgência e seguros obrigatórios por lei.

As inscrições estão abertas até oito dias antes de cada turno. No entanto, de acordo com José Reis, "os 3º e 4º turnos (em Agosto) estão praticamente esgotados".

Refira-se que estes campos de férias são residenciais em Foz de Arouce, onde a ACM dispõe de uma área de cerca de 70 mil metros quadrados, e instalações constituídas por 28 apartamentos, cada um com capacidade para oito pessoas.

Já há mais de três décadas que se desenvolvem, no Centro de Férias da ACM, programas e actividades que "têm proporcionado, anualmente, prazer e alegria a milhares de crianças e jovens de todo o país", salientam os responsáveis da instituição, considerando que, "através desses programas, com a colaboração de instituições, pais e professores, temos contribuído para a formação integral e desenvolvimento pessoal de cada uma das crianças e jovens que neles têm participado".

1 Comments:

At 11:33 da tarde, Anonymous Daniela said...

Gostaria de saber mais sobre os campos de ferias residenciais para jovens com idades entre os 15 e 18 anos, organizados pelo Instituto Português da Juventude (IPJ) nos meses de Julho e Agosto.
o meu mail: daniela.bluee@gmail.com

 

Enviar um comentário

<< Home