17.1.06

Imagem:
#
#
# #
#
Projecto Poseidon
25 Jan: 18h, 26, 28, 31: 15h-18h
27, 30 Jan, 1 Fev: 10h-13h

#
Apresentado na Bienal de Porto Santo 2005, o projecto infantil Poseidon, coordenado por Gina Flor e Miguel Brazete, teve como principal objectivo a valorização da criança, mediante a exploração da vertente artística. Sob o tema "Ecologia" oito crianças, sete portuguesas e uma romena, desenvolveram trabalhos que expressam uma tomada de consciência sobre a temática e que podem agora ser vistos no Espaço Santa Catarina.
 
Espaço Santa Catarina
Endereço: Largo Dr. António Sousa Macedo, 7
Telefone: 217 967 611

Aprender com diversão

Além dos seres humanos que outras vidas há no planeta? E é possível viver em Marte? E, já agora, qual é a fruta mais comum no Algarve? Estas são algumas das perguntas feitas pelo Sr. Planetário na exposição "Planeta azul", projecto itinerante que pretende transmitir às crianças experiências de educação, sustentabilidade, cidadania, prevenção e ambiente. A mostra ocupa actualmente o espaço central do Parque de Feiras e Exposições de Portimão, seguindo depois para Bragança e outras cidades (ver outro texto).

Do sistema solar às praias e dunas, da floresta ao fundo dos rios, com tempo ainda para ver pássaros, javalis ou bichos-da-seda, os alunos do segundo ano da Escola Básica da Pedra Mourinha, de Portimão, foram anteontem os protagonistas da visita.

Sentados no chão, "mais fofinho que as cadeiras", os visitantes perceberam através de um vídeo como comer bem e porquê fazer uma alimentação variada, sinónimo de uma alimentação equilibrada. "Quem tem esperteza come cereais de certeza" foi uma das máximas apresentadas.

Descobertos os segredos da mesa e do planeta azul, "porque tem muita água que também significa vida", os alunos chamaram pela Senhora Habitat que lhes mostrou os tesouros da Terra e lhes falou dos cardos das dunas, das águas paradas do lago e da floresta mágica onde conheceram a Senhora Carvalho - essencial para definir a noção de matéria-prima , "coisas que existem na natureza que podemos transformar" - e colheram outros ensinamentos sobre ambiente.

No jogo da cidadania e segurança, debateram-se temas como a amizade e atravessaram-se passadeiras com o sinal verde dos peões. O Alexandre descobriu que no espelho não se vê a simpatia nem o coração, mas que é importante para fazer amigos. No final da viagem, Ricardo Gorgulho concluiu que gostou mesmo do mocho e do labirinto onde transformado em javali andou à procura de cogumelos, enquanto a Mara Ventura percebeu "que a mata não é lugar para acender fogueiras".