16.6.09

Pais, tremam: as férias estão aí!

Retirámos o título e o texto das jornalistas Bárbara Wong e Helena Melo do jornal Público (edição de Domingo, 14 Junho) e divulgámos aqui. Tem boas dicas para um bom Verão 2009 para miúdos e miúdas em Portugal. Boas Férias a todos!

"As férias estão mesmo a chegar e as dores de cabeça dos pais também. Quem lhes dera ter também dois meses e meio de descanso, como os filhos. Ou talvez não! A verdade é que para a maioria dos pais é impossível gozar as mesmas férias que os miúdos. Por isso, o melhor é procurar alternativas que não seja ficar em casa.

Depois de nove meses de aulas, é tempo de não fazer nada, aconselha a psicóloga educacional Maria Dulce Gonçalves, do centro de psicologia Lispsi, em Lisboa. "O tempo de férias é um tempo para saborear o não fazer nada, é tempo de recarregar baterias e retemperar ânimos para o próximo ano lectivo", aconselha.

Os mais pequenos devem ter tempo e espaço para brincar, enquanto os mais velhos deverão poder fazer umas sestas, dormir até mais tarde depois de uma noitada. "É bom que as regras mudem radicalmente durante as férias para depois poder voltar à normalidade", aconselha a especialista. A excepção confirma a regra, diz o ditado e pais e filhos podem cumpri-lo para fazer coisas diferentes e não cumprir horários.

Ainda as aulas não terminaram e já muitas escolas enviaram informação para casa dos pais, com as ofertas para ocupação dos tempos livres, durante o final deste mês e para o próximo. A praia é uma constante dos programas dos colégios e dos estabelecimentos de ensino das instituições particulares de solidariedade social, mas mais raras nas escolas públicas.

Em tempos de crise, o ideal é encontrar programas mais em conta. São muitos os municípios e as juntas de freguesia que oferecem programas. Estes não são gratuitos, mas pagos, por vezes, tendo em conta os rendimentos das famílias. Há autarquias que oferecem trabalho aos miúdos com 16 anos ou mais, por exemplo, para serem monitores dos mais pequenos. Existem ainda programas de voluntariado, para os adolescentes e jovens, óptimas alternativas para crescer em responsabilidade e ter o tempo ocupado.

Para os mais novos, o melhor é procurar outras ocupações onde possam aprender uma nova língua, melhorar os conhecimentos em ciências ou a matemática, descobrir como se cria uma máquina fotográfica, praticar novas modalidades desportivas ou, simplesmente, brincar.
Maria Dulce Gonçalves afirma que "em termos cognitivos, se verificam saltos muito grandes, quando as crianças voltam à escola". Ou seja, ter experiências diferentes, contactar com outras pessoas, "é positivo". No entanto, alerta, quando as férias são demasiado longas e sem horário, torna-se mais difícil regressar à normalidade. Por isso, quando as aulas estiverem quase a começar, é bom retomar os horários.

Cultura

O que é a tralha?
Um conjunto desordenado de várias coisas mas também o ponto de partida para as oficinas Artes nas Férias no Centro Cultural de Belém, em Lisboa. São quatro temas - entre Poesia com Tralha ou uma Oficina da Memória - para dez dias de actividades (de 22 a 26 de Junho e de 29 de Junho a 3 de Julho das 10h30 às 13h e das 14h30 às 17h). Para miúdos dos cinco aos sete e dos oito aos 12.

A que sabe o Oriente? A canela, açafrão, caril...
No Museu do Oriente, em Lisboa, há oficinas para explorar, através de cheiros, sons, cores e sabores, as colecções do Museu. A aventura, que começa a 6 de Julho e termina a 28 de Agosto, é para miúdos dos seis aos 12.

No Museu Colecção Berardo, em Lisboa, brinca-se ao cinema (cada um pode ser actor, realizador ou maquilhador), habita-se o espaço do Museu e do jardim com a imaginação ou constrói-se um mundo novo (com maquetas, pinturas e esculturas), a partir da exposição do arquitecto Pancho Guedes. Para miúdos dos quatro aos seis e dos sete aos 12 e de 29 de Junho a 11 de Setembro.

Em Guimarães, no Museu de Alberto Sampaio, comemora-se o aniversário de D. Afonso Henriques e imagina-se que o rei regressa à cidade. A festa - com música, dança e teatro de sombras - está marcada para os dias 6 a 10 de Julho, das 10h às 12h e das 14h30 às 16h30 e é para jovens dos 12 aos 16.
Mais informações em www.ccb.pt (213612899), www.museudooriente.pt (213585299), www.museuberardo.com (213612879) e masampaio@ipmuseus.pt (253423910).
Teatro

Três sugestões em Lisboa para jovens artistas.

No Teatro Bocage há Férias no Teatro com criação de uma peça e apresentação final a familiares e amigos (de 15 de Julho a 18 de Setembro das 9h às 18h).

Na Act - Escola de Actores, realiza-se um workshop de teatro, voz e movimento para miúdos dos 12 aos 15 (de 22 de Junho a 10 de Julho).

E a Tcharan! Eventos tem agendados dois ateliers - com jogos de expressão dramática, improvisação e interpretação - para crianças dos sete aos 13 (de 13 a 17 de Julho e de 7 a 11 de Setembro das 9h30 às 18h).

Mais informações em www.teatrobocage.com (912449909), www.act-escoladeactores.com (213010168) e www.tcharan.com (914107158).

Ar livre e desporto

No Oceanário de Lisboa as férias são sempre Debaixo de Água. E este Verão são também parcialmente ao ar livre, com passeios de barco (dos quatro aos seis anos) e canoagem (dos sete aos 12) às terças e quintas-feiras. Às sextas, passeia-se no teleférico e dorme-se com os tubarões e nos restantes dias resolvem-se mistérios na floresta ou cozinha-se no fundo do mar. As brincadeiras decorrem de 29 de Junho a 11 de Setembro das 9h às 18h e têm um preço de 40 euros por dia. No Jardim Botânico da Ajuda, a Pró Ambiente realiza mais um programa para crianças dos quatro aos 12, com jardinagem, oficinas de expressão plástica, jogos tradicionais e teatro. De 29 de Junho a 31 de Julho das 9h às 18h e com um custo de 175 euros para uma semana.

Mais a norte, em Guimarães, a Tempo Livre propõe para todo o Verão umas férias desportivas - para miúdos dos sete aos 14 - com futsal, basquetebol, golfe, natação, actividades equestres, bowling... Mas também com ateliers de pintura e projecção de filmes. Cada semana custa 30 euros.

Em Serralves, no Porto, os miúdos podem descobrir o que se esconde no meio da relva ou no cimo de uma árvore, conhecer os animais da quinta (Como comunicam entre si? Como se deslocam?) ou fazer corridas com barcos à vela. O programa de Verão, constituído por 20 oficinas, decorre no Parque e no Museu - entre 6 de Julho e 4 de Setembro das 9h30 às 12h30 e das 14h às 17h e para crianças dos seis aos 12.

Dois campos de férias em Vale de Lobo, no Algarve - de 3 a 7 e de 17 a 21 de Agosto das 9h às 12h -, é a proposta da Football By Carlos Queiroz. Aberto a "campeões" dos seis aos 16, inclui um torneio no Estádio do Algarve no último dia das actividades. O preço de inscrição - 350 euros - inclui um kit do Manchester United.

Mais informações em www.oceanario.pt (218917002), proambiente@sapo.pt, www.tempolivre.pt (253520300), www.serralves.pt (226156500) e www.footballby.net (ou 214161720).

Dormir fora de casa

Quatro sugestões para miúdos aventureiros e pais "liberais".

No Parque de Natureza de Noudar, na Herdade da Coitadinha, a EDIA - Empresa de Desenvolvimento e Infra-estruturas do Alqueva realiza "o melhor campo de férias do ano", com construção de hortas biológicas, vigilância de incêndios na torre, percursos pedestres e de BTT e esperas ao javali. Decorrre de 5 a 11 de Julho, é para participantes dos dez aos 15 anos e custa 280 euros.

No Parque Biológico de Gaia há quatro Campos de Verão - de 4 de Julho a 22 de Agosto - em regime residencial (275 euros) ou não (140 euros), para miúdos dos seis aos 15. E ainda diversas actividades para quem quer inscrever-se só um dia: à segunda descobre-se o parque, à terça cuida-se dos animais, à quarta fazem-se espetadas de fruta cobertas de chocolate...

Jogos na água, andar a cavalo, ateliers de pintura e dança, teatro e karaoke são algumas das actividades dos acampamentos de Belgais - Centro para o Estudo das Artes, perto de Castelo Branco. Estão marcados para as semanas de 29 de Junho a 3 de Julho e de 20 a 24 de Julho e alternam com oficinas em regime não residencial e que incluem visitas a aldeias histórias ou actividades no parque botânico.

Na Escola Ambiental Herdade das Parchanas, no Torrão, Alcácer do Sal, realizam-se colónias de férias de 21 de Junho a 5 de Setembro para miúdos dos sete aos 17 (250 euros por semana), com actividades ambientais, hípicas e desportivas.

Mais informações em www.parquenoudar.com (285950000), atendimento@parquebiologico.pt (227878137), www.citi.pt/belgais (272467680) e www.parchanasonline.com (213870966).
Aprender

Férias e matemática? Matemática e diversão?

Coisas à primeira vista inconciliáveis, juntam-se nos vários Mathnasium - ou ginásios de matemática - espalhados pelo país. O conceito nasceu há 30 anos nos EUA e é agora aplicado em centros existentes na região de Lisboa (15), do Porto (cinco) ou em cidades como Braga, Bragança, Guarda, Portalegre ou Faro.

No Mathnasium do Parque das Nações Sul (218966639), em Lisboa, os programas semanais de férias decorrem de 29 de Junho a 31 de Julho das 15h às 19h30 e são para miúdos dos 6 aos 15. No Mathnasium Parque da Cidade (226163934), no Porto, decorrem de 22 de Junho a 31 de Julho das 10h às 13h e das 15h às 19h. Tudo começa com um "plano de treino" definido para cada "aluno" e prossegue com actividades de matemática mas também com brincadeiras como origami, jogos de tabuleiro, experiências científicas ou aulas de capoeira.

E que tal aproveitar o Verão para aprender ou desenvolver uma língua estrangeira? Nos centros Helen Doron Early English, um método de ensino precoce da língua inglesa para bebés e crianças dos 3 meses aos 14 anos, há cursos de Verão quinzenais entre 22 de Junho e 11 de Setembro. São para miúdos dos quatro aos 14 anos e têm lugar nos centros de Lisboa (Lumiar, Parque das Nações e São Domingos de Benfica), Algés, Cascais e Malveira.

Há ainda cursos de Verão de inglês no British Council em Lisboa, Miraflores e Parede e de francês na Alliance Française.

Mais informações em www.mathnasium.com.pt, lisbon@helendoron.com (217551870), www.britishcouncil.org/portugal e www.alliancefr.pt.

Ciência

As Férias com Ciência regressam ao Pavilhão do Conhecimento - Ciência Viva, em Lisboa, com um campeonato de jogos matemáticos, um atelier de cinema, brincadeiras à volta de uma peça de teatro, de insectos e de bolas de sabão gigantes. As actividades têm lugar de 22 de Junho a 11 de Setembro das 9h às 18h e são para miúdos entre os seis e os 12 anos. Preços a partir de 40 euros por dia.

No Museu da Ciência da Universidade de Coimbra há programas de quatro dias dedicados a quatro temas - Geologia, Biologia, Matemática e Astronomia - e ainda um "mergulho" no mundo de Darwin - os livros que escreveu, o que descobriu, como foi a sua vida... As actividades 4 Dias, 4 Temas, que decorrem entre 23 de Junho e 28 de Agosto, são para crianças dos cinco aos sete (de manhã) e dos oito aos 12 (de tarde) e custam 30 euros. No Mundo de Darwin tem lugar entre 30 de Junho e 4 de Setembro.

Mais informações em www.pavconhecimento.pt (218917100) e www.museudaciencia.pt (239854350).

À borla

E ainda algumas dicas e sugestões sobre actividades gratuitas em tempo de férias - e de crise. O Ciência Viva ainda não divulgou o programa completo para 2009 mas já se conhecem algumas iniciativas: no Pavilhão da Água, no Porto, haverá nos dias 15, 16, 17, 21, 22, 23 e 24 de Julho saídas de campo para análise da água do lago do Parque da Cidade, seguidas de análises microbiológicas da água recolhida (inscrição pelo telefone 808200205). É bom ficar atento ao site www.cienciaviva.pt a partir do início de Julho.

Em Lisboa, as bibliotecas municipais preparam um programa de Verão que inclui sessões sobre como fazer um blogue (dias 23 e 24 de Julho e 27 e 28 de Agosto na Biblioteca Natália Correia) ou sobre como viajar pela Internet (dias 14 e 16 de Julho e 11 e 13 de Agosto na Biblioteca David Mourão Ferreira). E ainda horas do conto, um ciclo de cinema, ateliers e visitas guiadas. Mais informações no site http://blx.cm-lisboa.pt e inscrições pelo telefone 213567800.

No Padrão dos Descobrimentos, há oficinas musicais - Do Fundo do Baú - sobre gaitas-de-foles. Realizam-se nos dias 29 e 30 de Junho e 1 e 2 de Julho (dos seis aos dez) e também dia 3 de Julho (dos dez aos 14). Inscrições pelo telefone 213031950."