13.2.10

«Meu Bichinho, Meu Amor», de Luísa Ducla Soares

De 2010-02-07 até 2010-02-28
Teatro Bocage
Produção Companhia do Teatro Magia e Fantasia, com texto de Luísa Ducla Soares, encenação de Paulo Alexandre Lage, sonoplastia de João de Brito e interpretação de Cheila Lima, Fabíola Lebre e Francisco Arraiol.

A temática deste espectáculo é baseada em diversos animais. Ao longo do espectáculo o público será levado a uma viagem através de estímulos musicais e corporais que irão retractar os diversos animais que são o fio condutor das quatro diferentes obras da escritora. O espectáculo pretende divulgar as excelentes obras literárias e poéticas de uma escritora contemporânea portuguesa, bem como de levar para cena mais uma produção cheia de divertimento para crianças a partir dos 4 anos.

Etiquetas:

«As Viagens de Gulliver», de Luísa Ducla Soares

De 2010-02-22 até 2010-03-11
Auditório ACE/Teatro do Bolhão
Produção ACE / Teatro do Bolhão, com adaptação de Luísa Ducla Soares, encenação de Joana Providência, desenho de luz e direcção técnica de José Nuno Lima e interpretação de Anabela Sousa, Carlos Peixoto, Inês Lua e Pedro Damião.

Luísa Ducla Soares dedica aos mais novos esta adaptação livre de As Viagens de Gulliver, de Jonathan Swift. Procurando uma relação directa entre a herói da história e os espectadores. Proporcionando o contacto com um herói da literatura universal, que simboliza a incansável procura da verdade, o espectáculo valoriza a crítica satírica aos usos e costumes da corte do séc. XVII patente na obra e enfatiza a sua forte actualidade.

Etiquetas:

«Havia um menino que era Pessoa», de Fernando Pessoa

De 2010-01-06 até 2010-03-27
Teatro da Trindade
Produção Teatro da Trindade, com texto de Fernando Pessoa, adaptação de Cucha Carvalheiro e José F. Martins, encenação de Lucinda Loureiro, interpretação de José Figueiredo Martins, vídeo e multimédia de Adriano Filipe e Cristina Novo e donoplastia de Adriano Filipe.

No livro "O melhor do mundo são as crianças", título que parafraseia um verso de um poema de Fernando Pessoa, a autora, Manuela Nogueira, sobrinha do poeta, dá-nos a conhecer poemas que o poeta escreveu expressamente para os seus sobrinhos. A ideia deste espectáculo partiu desta colectânea de textos, mas não se limita a eles, incluindo outros poemas dos vários heterónimos do poeta que, pela sua simplicidade, podem ser compreendidos por crianças. Através dos poemas e de um texto muito simples de ligação entre eles, um actor, no papel de Fernando Pessoa, introduz alguns tópicos da biografia do poeta, enriquecidos com a projecção multimedia.

Etiquetas:

«Grimm 1.0», (a partir de) Irmãos Grimm

De 13-02-2010 até 13-02-2010 - Guarda
Teatro Municipal da Guarda (TMG)
44ª Produção dirigida à infância, da Efémero - Companhia de Teatro de Aveiro, a partir dos textos dos Irmãos Grimm, com dramaturgia e concepção, de Vítor Correia e interpretação de Ana Amaral, Ivo Prata, Miriam Ferreira e Rui Sirgado,

Adaptação de dois contos tradicionais dos irmãos Grimm ? «Hansel e Gretel» e «O Pequeno Alfaiate». Quem não ouviu falar da história da casinha de chocolate encontrada por dois irmãos desventurados ou de um jovem alfaiate que matou sete de uma vez? São estes dois contos tradicionais dos irmãos Grimm, adaptados para teatro, que com muita cor, luz, música e vídeo, farão as delícias de todos os elementos da família.