21.12.05

Serralves abre oficinas para as férias de Natal

Adesão Iniciativa reúne cerca de 350 crianças até ao próximo dia 30 Para algumas actividades mais tradicionais chega a haver lista de espera 
As Oficinas de Serralves já se tornaram uma tradição para os mais pequenos



As oficinas de Natal de Serralves começaram, timidamente, há cerca de uma década e são já uma referência incontornável para dezenas de crianças em gozo de férias escolares. Ontem começaram seis das 12 oficinas, num programa que se prolongará até ao próximo dia 30 e que envolverá cerca de 350 crianças.

Numa das salas da Casa de Serralves (as outras actividades desenrolam-se na denominada "Quinta" e no museu da Fundação) 13 crianças debruçavam-se, em silêncio, sobre grandes folhas de papel em branco. A seu lado, os lápis aguardavam pela imaginação das crianças.


Estimuladas

A manhã tinha começado com a visita à exposição do artista suíço Thomas Hirschhorn e era altura de as crianças "planearem, engenharem e fantasiarem" um projecto.

"Falei-lhes do artista, dos materiais pobres que utiliza, como o cartão, a fita-cola ou o plástico, e que elas também vão usar. Vamos transformar este espaço com materiais que vieram da própria exposição e da fundação", referiu José Maia, monitor da oficina "Arquitectar".

Nem a presença de estranhos fazia as crianças (com idades entre os seis e os oito anos) desviar os olhos das folhas em branco. "Elas vieram muito estimulados da exposição", explicou José Maia.

"A adesão tem sido muito boa e para algumas oficinas temos lista de espera. Este ano inovámos, pois cada actividade é pensada para cinco dias. A única excepção é a do bolo-rei, que tem a duração de três horas", afirmou Sofia Victorino, responsável pelo Serviço Educativo de Serralves.

18.12.05

As ofertas dos museus nas férias das crianças

Animação: Actividades de Norte a Sul do País



No Museu do Serralves, as oficinas abordam vários temas, entre os quais cinema, ciência e BD
No Museu do Serralves, as oficinas abordam vários temas, entre os quais cinema, ciência e BD
Ateliês de expressões artísticas, peças de teatro e exposições são algumas das actividades para crianças que diversos museus nacionais organizaram para estas férias natalícias. Devido à grande procura, é indispensável a marcação prévia.

Em Lisboa, o Museu do Traje organiza jogos teatrais baseados em contos de Natal, que decorrem entre os próximos dias 19 e 23 e/ou 26 e 30. Igualmente divertidos são os ateliês de fotografia, cerâmica, dança e vídeo da Culturgest.

Para os que gostam de teatro, o Auditório Camões tem em cena a peça 'Tomé em Grande'; o grupo de Teatro Infantil Animarte apresenta 'Um Outro Conto... de Natal', no Belém Clube, e o Teatro do Campo Alegre propõe a oficina de movimento 'Rabanada de Vento'.

Além das visitas guiadas no Palácio Nacional da Ajuda, o leque de ofertas inclui ainda oficinas de animação no Museu Rafael Bordalo Pinheiro assim como ateliês de instrumentos musicais e de pintura de máscaras chinesas, no Museu do Centro Científico e Cultural de Macau.

Nos museus da Fundação Calouste Gulbenkian realizam-se ateliês de exploração instrumental e o 'Natal do Museu - À Mesa do Rei', uma abordagem do quotidiano da vida dos palácios.

No Porto, a Fundação de Serralves promove oficinas de cinema, banda desenhada, ciência e culinária. As actividades decorrem entre 19 e 23 e de 26 a 30. No Museu Nacional de Soares dos Reis, também no Porto, a iniciativa 'Bichinho de Ver' anima nos dias 21 e 22, levando as crianças a descobrir e conhecer as obras das colecções.

O Museu dos Transportes e Comunicações, também no Porto, propõe até final do mês as oficinas 'Carrinhos de Rolamentos, Brincadeiras de Outros Tempos'.

Uma oficina de cerâmica na qual as crianças vão poder modelar pequenas árvores de Natal é a proposta do Museu de Cerâmica, nas Caldas da Rainha, para os dias 20, 21 e 22.

O programa do Museu de Francisco Tavares Proença Júnior, em Castelo Branco, visa despertar os jovens para diferentes experiências nos espaços do museu e para o património ali preservado. A partir de terça-feira e até dia 30.