17.4.06

18 Abril, Dia Internacional dos Monumentos e Sítios

Monumentos, palácios e sítios arqueológicos - quatro da região Norte, 16 da região Centro e seis do Sul - estão mobilizados para a iniciativa. Amanhã, a abertura oficial do programa está marcada para as 9.45 horas no Panteão Nacional, em Lisboa, com a presença da ministra da Cultura e a direcção do IPPAR. No monumento vai actuar a a banda infantil do Colégio de Santa Clara, com um concerto aberto a convidados. Seguem-se outras acções como um teatro de fantoches e uma caça ao tesouro no interior do Panteão. Ainda na capital, mais concretamente na Torre de Belém, as crianças vão poder construir e lançar papagaios de papel.

No sítio arqueológico de Miróbriga, em Santiago do Cacém, serão organizados jogos com temas do mundo romano, um atelier de expressão plástica com a construção de colunas e o acompanhamento do trabalho de um arqueólogo.

A Norte, os mais novos poderão descobrir e perceber como viviam os Duques de Bragança, numa recriação histórica sobre o quotidiano do século XV, no Paço dos Duques, em Guimarães.

A Sé da Guarda também estará aberta a todas as crianças e jovens para visitas guiadas, ateliers de pintura, animação de rua e distribuição de balões, enquanto que em Braga será representada uma cena histórica com fantoches no Mosteiro de Tibães.

Na Região Centro, no Mosteiro de Alcobaça, um monge vai levar os mais pequenos pelas salas do monumento e, no Mosteiro da Batalha, alunos do segundo e terceiro ciclos vão aprender novas e ancestrais técnicas de inventariação . Na região do Algarve farão visitas à fortaleza de Sagres e poderão descobrir os museus municipais de Portimão e Faro.