23.2.06

Centro ensina crian�as a respeitar o ambiente

Espaço de sensibilização explica técnica de compostagem e desenvolve horta ecológica Visitas estão abertas a infantários e escolas 
O centro acolhe crianças do pré-escolar e alunos até ao 9º ano


Para chegar até ao Centro Municipal de Educação Ambiental do Seixal é preciso pedir indicações com antecedência. Na movimentada Estrada Nacional 378 não há nenhuma placa a sinalizar a estrutura, inaugurada em Maio do ano passado no âmbito de um projecto de compostagem.

Depois de seguir a indicação para a ETAR de Fernão Ferro, há que percorrer uma estrada de terra batida, com inúmeros buracos, e entrar numa propriedade. A pequena e funcional casa de madeira já acolheu três centenas de crianças e jovens que frequentam desde o ensino pré-escolar até ao 9º ano. As iniciativas procuram sensibilizar os mais pequenos para as questões ambientais.

Ontem, um grupo de 28 alunos da Escola Secundária do Pinhal Novo começou por visitar o centro de compostagem. "Os resíduos dos jardins do concelho vêm para aqui, são colocados no triturador - que neste momento está avariado - e depois colocados em pilhas. São regados e revolvidos e, menos de seis meses depois, transformam-se em composto que é utilizado novamente nos jardins como fertilizante", afirmava uma técnica municipal.

Divididos em três grupos, os alunos puderam analisar em laboratório o teor de PH, humidade e temperatura de uma amostra de composto. Depois assistiram a uma apresentação sobre reciclagem e viram um filme animado sobre os danos ambientais causados pelo homem.

"Aprendi mais sobre a reciclagem. Em casa não faço separação de lixo, mas talvez comece a fazer", afirmou Teresinha Penedo, de 17 anos. Rúben Lucas, de 16, defende que a compostagem é um processo a utilizar no futuro. Professora de Ciências Naturais, Graça Neto acredita que a visita sensibilizou os estudantes, sobretudo os da área de jardinagem. "Enquadra-se no tema base que estamos a desenvolver, que é a interferência do homem nos ecossistemas", salienta.

Financiado pelo programa comunitário Life, o centro dispõe ainda de uma pequena horta, onde os estudantes podem acompanhar o crescimento de algumas espécies de legumes. (in JN)